Curta Duração: 24 horas
Gestão Psicossocial do Trabalho e a Saúde Mental
Introdução
No mundo de tantas transformações, onde a pressão e cobranças exacerbadas fazem parte do cotidiano, a saúde mental tornou-se um tema central nas discussões sobre qualidade de vida e produtividade nas organizações, onde o sujeito, na representação do trabalhador, potencializa nesse espaço de produção, construção e metas, uma relação intrínseca de desenvolvimento de competências que os conduzem, muitas vezes, a não conviverem no coletivo somente seu “personagem social”, como profissional, mas também em forma de angústia e dores subjetivas deste “personagem civil” (pai, mãe, filho, multifacetado (a), etc.). A sobrecarga de pressão, na vida laboral e na vida particular, faz com que o trabalhador desajuste de forma a implicar no coletivo. Suas relações interpessoais começam a ficar fragmentadas, complexas, conflituosas e confusas. Nesse contexto, a importância do bem-estar psicológico no ambiente laboral e a aplicação da Lei 14.831, sancionada com o objetivo de promover ações que visem a proteção e o cuidado da saúde mental dos trabalhadores, é um marco significativo para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos.
A certificação proporciona um conjunto de diretrizes e boas práticas que auxiliam as empresas a criarem um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado além de proporcionar um diferencial competitivo no mercado onde empresas que demonstram compromisso com o bem-estar mental são vistas de maneira mais positiva por clientes, parceiros e investidores, aumentando sua credibilidade e sua notoriedade no ambiente organizacional.
Objetivo
O curso propõe como objetivos principais:
- Identificar o diagnóstico situacional da organização;
- Verificar o processo saúde-doença, diante do agravo laborativo, através do diagnóstico situacional da empresa;
- Identificar sinais e sintomas patológicos para notificação do agravo;
- Entender a importância de criar, promover e manter uma cultura de saúde mental na organização e o impacto em todo o contexto corporativo;
- Descrever as competências das lideranças e colaboradores na construção do planejamento do cuidado com a saúde mental;
- Ilustrar, por meio da ferramenta SWOT (FOFA), os fatores internos e externos que potencializam o adoecer psíquico na condução laboral;
- Entender o contexto e os princípios da Lei 14.831 e sua aplicabilidade nas organizações.
Público-Alvo
Este curso tem por público-alvo profissionais ou estudantes de nível superior com interesse e/ou atuação na área da saúde, bem como psicólogos, profissionais de RH, assistentes sociais, pedagogos, terapeutas, enfermeiros, cuidadores, estudantes e residentes de cursos de medicina e estudantes de ciências humanas e ciências sociais.
Metodologia
- Aulas expositivas, práticas e vivenciais, com utilização de recursos on-line.
- Estudo de casos e vivências, tanto individuais quanto em grupo, através de salas simultâneas.
- Apostilas, aulas gravadas e leituras complementares disponibilizadas na plataforma acadêmica.
- Ambiente síncrono via Zoom.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
Observações
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
