Disciplinas
FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E NEUROPLASTICIDADE
Módulo: 1
Carga Horária: 24
Ementa: Estabelecer relações entre as funções cognitivas e a organização do Sistema Nervoso Central. Buscar com isso o conhecimento do desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro, para compreender alterações cerebrais, e do comportamento. Mostrar conceitos básicos quanto neuroplasticidade e aprendizagem.
Bibliografia:
Cotran, Kumar & Collins (2000). Pathologic Basis of Disease. Guanabara-Koogan, 6ª Edição.
Guyton AC (1993). Neurociência básica: anatomia e fisiologia. 2ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Lent, R (2002). Cem bilhões de Neurônios 1ª Ed. São Paulo: Atheneu.
GERIATRIA E GERONTOLOGIA
Módulo: 1
Carga Horária: 16
Ementa: Conceitos básicos em gerontologia; Biologia do envelhecimento; Aspectos demográficos e epidemiológicos relacionados ao envelhecimento populacional; Princípios da abordagem do paciente idoso; as principais síndromes geriátricas; Doença cerebrovascular; Doença de Alzheimer e outras demências; Doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento; Doenças neurodegenerativas; Depressão de início tardio e outros transtornos do humor; psicofarmacologia no idoso.
Bibliografia:
Ellison, A.T. & Semrud-Clikeman, M. (2007). Child Neuropsychology: Assessment and interventions for neurodevelopmental disorders. New York: Springer Jacob Filho,
Inouye, Sharon K., et al. (2007) Geriatric Syndromes: clinical, Research, and Policy Implications of a Core Geriatric Concept. Journal of the American Geriatrics Society 55 (5 ), 780-791.
Wilson; Kikuchi, Elina Lika. (2011). Geriatria e Gerontologia Básicas. Elsevier Brasil.
HISTÓRICO DA NEUROPSICOLOGIA E SUA INSERÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E POSSÍVEIS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO.
Módulo: 1
Carga Horária: 16
Ementa:
Principais fatores e contextos históricos associados ao surgimento da neuropsicologia. Expor como avaliação neuropsicológica se insere como uma modalidade da avaliação psicológica. Abordar os principais contextos de aplicação da avaliação neuropsicológica.
Bibliografia:
Mesulam, M. (2012). The Evolving Landscape of Human Cortical Connectivity: Facts and Inferences.Neuroimage, 62(4), 2182-2189.
Sternberg, R. J (2000) Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Walsh, K (1994) Neuropsychology A Clinical Approach. Churchill Livingstone (third edition) 1-32.
NEUROLOGIA
Módulo: 1
Carga Horária: 16
Ementa: Apresentar as relações entre processos neurológicos e a neuropsicologia.
Bibliografia:
Cotran, Kumar & Collins (2000). Pathologic Basis Of Disease, W.B. Saunders 6 edição
Colli, B.O. (2000) Temas de Neurocirurgia Para Graduação. Ribeirão Preto: Disciplina de Neurocirurgia - HCFMRP-USP, 2000
Lent, R. (2000) Cem bilhões de Neurônios 1ª Ed. São Paulo: Atheneu, 2002
PSIQUIATRIA E PSICOFARMACOLOGIA
Módulo: 1
Carga Horária: 24
Ementa: Desenvolver conceitos gerais para identificação de diagnósticos recorrentes na clínica neuropsicológica. Apresentar princípios básicos da neuropsicofarmacologia.
Bibliografia:
Cheniaux, E. (2014) Manual de Psicopatologia Editora: Guanabara Koogan. 4ºed.
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. Artmed
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed.
PRÁTICA SUPERVISIONADA I
Módulo: 2
Carga Horária: 30
Ementa: Observação de protocolos de avaliação neuropsicológica com supervisão e discussão
de casos clínicos associados a disfunções cognitivas.
Bibliografia Obrigatória:
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora.
Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações
clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora.
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY:
Oxford University Press.
Bibliografia complementar:
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma
Abordagem Translacional. Artmed
Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed.
Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological
assessment (5th ed.). Oxford University Press.
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os
TEORIA DAS FUNÇÕES COGNITIVAS
Módulo: 2
Carga Horária: 72
Ementa: Explicitar as funções neuropsicológicas da atenção e percepção; da memória e aprendizagem; da linguagem e pensamento; das funções executivas; e das praxias. Essas funções
serão abordadas dentro de uma perspectiva teórica baseada nos princípios da psicologia cognitiva. Serão apresentadas as principais técnicas de avaliação utilizadas em cada uma delas.
Bibliografia Obrigatória:
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora.
Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology.
Oxford University Press.
Sternberg, R. J., & Sternberg, K. (2018). Cognitive Psychology (7th ed.). Cengage Learning.
Bibliografia Complementar:
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma
Abordagem Translacional. Artmed
Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology.
Oxford University Press.
Vygotsky, L. S. A. (2003). A Formação Social da Mente. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I- INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Módulo: 3
Carga Horária: 16
Ementa: Apresentar uma visão integrativa dos processos de avaliação na infância e
adolescência, conectando os conhecimentos a respeito de funções cognitivas e suas técnicas de
avaliação.
Estabecer a relação deste processo com visões de análise comportamental e funcional.
Bibliografia Obrigatória:
Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações
clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora
Tisser, L. (2017). Avaliação neuropsicológica infantil. Porto Alegre: Synopsis.
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora Vygotsky, L. S. A. (2003). A Formação Social da Mente. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
Bibliografia Complementar:
Fuentes, D., Malloy-Diniz, L. F., de Camargo, C. H. P., & Cosenza, R. M.
(2014). Neuropsicologia-: Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed Editora
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed.
Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology.
Oxford University Press.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA II – ADULTO
Módulo: 3
Carga Horária: 8
Ementa: Apresentar uma visão integrativa do processo de avaliação no adulto, conectando
os conhecimentos a respeito de funções cognitivas e suas técnicas de avaliação. Estabelecer a
relação deste processo com visões de análise comportamental e funcional do cliente.
Bibliografia Obrigatória:
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY:
Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações
clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora
Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology.
Oxford University Press
Bibliografia Complementar:
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma
Abordagem Translacional. Artmed
Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology.
Oxford University Press.
Zillmer, E. A., Spiers, M. V., & Culbertson, W. C. (2019). Principles of Neuropsychology.
Cengage Learning
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA III- IDOSO
Módulo: 3
Carga Horária: 16
Ementa: Apresentar uma visão integrativa do processo de avaliação, conectando os
conhecimentos a respeito de funções cognitivas e suas técnicas de avaliação. Estabelecer a
relação deste processo com visões de análise comportamental e funcional do cliente.
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os
15
Desenvolver um modelo de análise do funcionamento cognitivo e comportamental e queixas
atuais.
Bibliografia obrigatória:
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY:
Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações
clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora.
Bibliografia Complementar: Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed.
Morgan, J. E., & Kramer, J. H. (Eds.). (2017). The Handbook of Clinical Neuropsychology.
Oxford University Press.
Zillmer, E. A., Spiers, M. V., & Culbertson, W. C. (2019). Principles of Neuropsychology.
Cengage Learning
METODOLOGIA DE PESQUISA
Módulo: 3
Carga Horária: 32
Ementa: Elaboração e construção da monografia. Identificar as etapas da metodologia científica.
Relação entre estatística e psicologia. Escolha do método. Normas técnicas para produção de
trabalhos científicos.
Bibliografia Obrigatória:
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora.
Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas.
Magalhães, G. (2005). Introdução à Metodologia da Pesquisa: Caminhos da Ciência e
Tecnologia. São Paulo: Ática.
Bibliografia Complementar:
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma
Abordagem Translacional. Artmed. Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed..
Motta R. e Hendges, G. R. (2010). Produção Textual na Universidade. São Paulo: Editora
Parábola.
MONOGRAFIA
Módulo: 3
Carga Horária: 0
Trabalho de conclusão de curso.
POSSÍVEIS INTERVENÇÕES POSTERIORES
Módulo: 3
Carga Horária: 32
Ementa: Trazer propostas de intervenção a partir da avaliação neuropsicológica inicial. Mostrar
possibilidades de interação com intervenções psicoterápicas como terapia cognitivocomportamental. Mostrar os fundamentos da psicoterapia cognitivo- comportamental e possíveis
relações com processos de reabilitação neuropsicológica.
Bibliografia Obrigatória:
Callegaro, M.M. e Landeira-Fernandez, J. (2007). Pesquisas em Neurociência e suas Implicações
na Prática Psicoterápica. Em: Cordioli, A.V. (Org). Psicoterapias Abordagens Atuais, 3ª edição,
851-872. ArtMed, Porto Alegre.
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora.
Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações
clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora.
Bibliografia complementar:
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma
Abordagem Translacional. Artmed
Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological
assessment (5th ed.). Oxford University Press.
Wilson, B (2020) (Ed). Reabilitação Neuropsicológica: Teorias, Modelos, Terapia e Eficácia. 1ª
edição. Artesã Editora.
PRÁTICA SUPERVISIONADA II
Módulo: 3
Carga Horária: 30
Ementa: Aplicação de testes cognitivos que compõem uma avalição neuropsicológica breve
utilizada como triagem de casos clínicos com suspeitas de disfunções cognitivas.
Bibliografia Obrigatória:
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY:
Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações
clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora.
Bibliografia complementar:
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma
Abordagem Translacional. Artmed
Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed.
Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological
assessment (5th ed.). Oxford University Press.
PRÁTICA SUPERVISIONADA III
Módulo: 3
Carga Horária: 30
Ementa: Atendimentos de três casos clínicos. Nele se inicia o treinamento de baterias completas.
Apresentação do Wisc ou Wais. Leitura do manual e montagem de protocolo. Revisão dos
protocolos em supervisão treinamento de subtestes com supervisores. Apresentação do WAIS e
protocolo idoso. Leitura do manual e montagem de protocolo. Revisão dos protocolos em
supervisão treinamento de subtestes com supervisores
Bibliografia Obrigatória:
Fichman, H.C. (Ed). (2021). Neuropsicologia Clínica. 1 edição. São Paulo: Manole Editora.
Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. (2004) Neuropsychological Assessment. New York NY:
Oxford University Press.
Malloy-Diniz, L. F., Mattos, P., Abreu, N., & Fuentes, D. (2015). Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: Artmed Editora.
Bibliografia complementar:
Kapczinski, Flavio et all.(2011) Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma
Abordagem Translacional. Artmed Landeira-Fernandez, J e Cheniaux, E. (2010) Cinema e Loucura. Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes. ArtMed
Lezak, M. D., Howieson, D. B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological
assessment (5th ed.). Oxford University Press.