Este curso será ministrado pela professora Isabel Paranhos*.
Cinema e quadrinhos são duas linguagens visuais que entretêm milhares de pessoas nos dias de hoje. São parte da cultura de massa que surgiu no final do século XIX.
Poucos sabem que ambas surgiram praticamente juntas. Difícil dizer quem veio primeiro.
Há muitas controvérsias, porém, pelos registros, ambas foram inauguradas em 1895. O cinema, na França, pelos irmãos Lumière e os quadrinhos, nos EUA, por Richard Outcault.
Hoje, no século XXI, temos um boom de produções cinematográficas transpostas ou baseadas em quadrinhos, que começou nos idos anos 70/80 do século passado.
Este curso se propõe a entrar nesse universo e viajar pelas páginas e cenas que as duas linguagens nos proporcionam.
*Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pelo Instituto Metodista Bennett (1996), especialização em Tecnologias do Ensino Superior pela PUC-RJ (2014) e mestrado em Design pela PUC-RJ (2016).
Atua profissionalmente na área de cinema, TV e publicidade em direção de arte, cenografia e figurino desde 1983. Também é ilustradora e artista plástica. Atualmente é professora e consultora do Cineduc Cinema e Educação
Desde 2010 ministra os cursos de Direção de Arte para Cinema e Cinema e Outras Artes no departamento de Comunicação.da PUC-RJ.
Nosso curso tem como objetivo trabalhar as semelhanças e diferenças entre as duas linguagens.
Assistindo filmes e folheando quadrinhos faremos um mergulho “degustativo” das imagens. Para tal observaremos iluminação, angulação, enquadramento e outros elementos de linguagem comuns.
Questões como cor e preto e branco, formatos de tela e de quadrinhos, estéticas e novas mídias, estarão em debate.
Um acervo pessoal de filmes e quadrinhos disponibilizará material para as mais variadas pesquisas.
Assistir trechos de filmes baseados em quadrinhos e observar as próprias revistas (originais em papel e pela internet), para desenvolver uma reflexão teórica e elaborar um trabalho prático.
Um grande acervo pessoal estará disponível para o curso.