Em uma sociedade onde mulheres mães e as problemáticas por estas enfrentadas ainda se encontram à margem de debates e pautas sociais, o tema proposto expõe e faz pensar sobre as diversas formas pelas quais o que é dito e repetido molda a percepção que se tem de si e do mundo. Perceber a raiz e a forma através da qual mulheres são cerceadas pela poder da palavra em diversas esferas da vida e dentro de outros enquadres sobrepostos, como o racismo e o classismo, representa uma importante ferramenta de capacitação para romper com amarras e ciclos estruturais, de formação de redes de informações, trocas e apoio e de articulação social para transformações práticas.
O curso proporcionará pensar criticamente sobre como os grandes discursos circulantes (aquilo que é dito e repetido a ponto de se consolidar e se naturalizar) podem limitar e trazer impactos à vida de mulheres de diferentes realidades sociais, com aproximações e especificidades dentro de cada contorno. Na mesma medida, poderão se capacitar para perceber como articular o contra-discurso e se mobilizar socialmente, no âmbito micro-político.
Algumas situações sociais apresentadas serão relacionadas à mulheres-mães e parto; rede de apoio; mercado de trabalho; conciliação de maternidade/maternagem e vida acadêmica, entre outros, levando sempre em conta as interseccionalidades e a forma como raça, gênero e classe se relacionam dentro da temática em questão.
Mulheres, mães – acadêmicas ou não – ou qualquer pessoa interessada em pensar nas implicações da maternidade e seus impactos no âmbito social por meio de uma lente discursiva.
O tema será abordado na forma de debate. Os/as participantes serão expostas a assuntos relacionados à maternidade, maternagem e implicações por uma ótica Discursiva e Exploratória através de textos, artigos e entrevistas previamente selecionados e farão suas contribuições com trocas de impressões, vivências pessoais ou outros materiais que possam surgir e queiram partilhar.
As aulas não serão gravadas.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher o requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!