Introdução
O curso tem como proposta apresentar e discutir as perspectivas teóricas
contemporâneas a respeito do conceito de emoção, do desenvolvimento emocional e
suas bases para estudos e investigações. Enseja, desse modo, ampliar a
compreensão de estudantes e profissionais de psicologia e outros profissionais
das áreas de saúde e educação que desejam se aprofundar no tema, contrastando
as diferentes abordagens e esquadrinhando diferenças e similitudes.
Durante décadas, estudiosos vêm se dedicando a entender o que é “emoção”
e o desenvolvimento emocional ao longo da vida. Formulam definições e
perspectivas teóricas e suas visões nem sempre convergem, produzindo muita
polêmica. O panorama é complexo e difícil para quem quer se dedicar à
compreensão desse fenômeno psicológico, tão importante e presente no cotidiano
de todos os indivíduos.
No curso, o pensamento dos principais teóricos será apresentado e
analisado por uma especialista pesquisadora da área.
Objetivo
- Apresentar a concepção sobre emoção e ideias norteadoras e princípios gerais das abordagens teóricas contemporâneas.
- Apresentar propostas teóricas contemporâneas sobre desenvolvimento emocional com suas ideias centrais.
- Discutir a caracterização, contribuições e possibilidades investigativas das abordagens ao estudo das emoções e do desenvolvimento emocional, examinando dimensões focais em cada uma, quanto aos aspectos contextuais, biológicos e da interação entre eles.
- Analisar pontos de convergência e divergência entre as propostas e perspectivas de avanço no campo.
Público-Alvo
Psicólogos e estudantes de
psicologia (a partir do 6º período) bem como outros profissionais das áreas de
saúde e educação.
Metodologia
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível após as aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
Os conteúdos propostos no programa serão apresentados e discutidos com os alunos por meio de aulas expositivas e momentos de reflexão e debate. Está prevista a discussão de textos previamente indicados, podendo ainda se valer da utilização de outros recursos (vídeos, artigos científicos, reportagens etc.) que ajudarão a suscitar e ampliar as diversas questões que atravessam essa temática central das emoções e seu desenvolvimento.