Através de pesquisas e reflexões que o professor Helio Rodrigues faz há muitos anos dentro do universo artístico, passou a considerar da maior importância as ocorrências observadas em aula. "São organizadoras das nossas ações, fortalecem e nos ajudam a pensar as práticas arte-educacionais que trazemos para as aulas. Ocorrências podem ser argumentos para a arte." A presença da arte no processo educacional estimula o exercício da investigação e leva a descobertas. Com práticas artísticas consistentes ampliamos competências que não se limitam apenas ao desenvolvimento artístico ou criativo de um aluno, promovem intensa conexão entre o aluno e ele mesmo; o que resulta numa maior autoconfiança capaz de refletir em vários aspectos importantes de sua vida, como: geração de conhecimento, capacidade para dar soluções, relacionar-se socialmente e consequentemente o fortalecimento de sua identidade individual e social. Essa dinâmica das ocorrências é chamada de Práticas Reflexivas. São elas que vão nortear o curso e podem auxiliar enormemente na formação dos futuros profissionais.
Objetivo
Fortalecer identidades profissionais e ampliar o olhar sobre a arte-educação. Apresentar recursos artístico pedagógicos para que os futuros profissionais possam produzir programas de aula estruturados por conceitos e propósitos que dialoguem com os interesses, e necessidades dos alunos, bem como reconheçam e respeitem as diferenças e particularidades. Promover revisões e reflexões sobre conceitos arte-educacionais.
Público-Alvo
Profissionais da área de educação, arte, saúde e/ou interessados pelo processo de
desenvolvimento infantil e adolescente.
Pré-Requisito
Para participar do curso é necessário adquirir alguns materiais. Veja aqui a lista de materiais.
Metodologia
A metodologia aqui apresentada é referenciada na Dinâmica das Práticas Reflexivas,
um recurso arte-educacional desenvolvido pelo próprio professor, que considera as
ocorrências o agente deflagrador para a condução das aulas.
As práticas adotadas são sempre veiculadas por propostas que instiguem os alunos a
pesquisas e investigações. É o cunho particular das descobertas feitas a partir dessas
pesquisas que legitima seus autores e consequentemente gera processos cognitivos
que estabelecem relações com outras fontes de conhecimento, como devem ser todas
as matérias escolares que compõem a educação formal.
Cada vídeo contendo duração entre 3 a 10 minutos. Estima-se 2h30m de estudo semanal entre leitura de texto visualização de vídeo e realização de proposta.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Matrícula
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.