Psicologia Clínica
Especialização: 528 horas | Duração: 18 meses
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Vanisa Maria da Gama Moret Santos
John Luiz Baytack Beltrao de Castro
Joseane Garcia de Souza Moraes
Vanisa Maria da Gama Moret Santos
A longa tradição e excelência do Departamento de Psicologia na área de Psicologia Clínica sempre determinou uma grande demanda para os alunos de pós-graduação. O curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC-Rio existe há mais de 20 anos, funcionando com duas turmas concomitantemente, uma vez que o curso tem a duração de dois anos e recebe uma nova turma a cada ano. Nos últimos anos, entretanto, vimos a oferta de cursos – os mais variados e nas mais diversas orientações – sobrepujar a demanda. Assim sendo em agosto de 1999 não foi possível formar uma nova turma, de acordo com o programa habitual. Uma reformulação do Curso de Especialização em Psicologia Clínica torna-se, portanto, necessária para acompanhar os novos tempos, atualizando os conceitos das disciplinas de forma a torna-lo mais ágil (com menor duração) e mantendo-o à altura da tradição e excelências do Departamento de Psicologia.
O Curso de Especialização em Psicologia Clínica destina-se a profissionais em saúde mental que queiram se especializar teórica e clinicamente em psicanálise. Além da formação teórica em psicanálise, o curso oferece também um estágio regular supervisionado na Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.
Objetivos:
Formar profissionais especializados em Teoria e Prática Psicanalítica, proporcionando-lhes a oportunidade de:
1) Aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a psicanálise, através de aulas teóricas, seminários e conferências.
2) Refletir sobre a clínica psicanalítica e aperfeiçoar sua prática através de supervisões semanais bem como de um seminário clínico mensal no qual os casos clínicos dos alunos, bem como casos clássicos da psicanálise, serão debatidos, estudados e aprofundados.
3) Elaborar projeto de pesquisa (monografia) de interesse do aluno.
Formalizar casos clínicos, elaborando-os sob a forma de artigos a serem apresentados na jornada de encerramento do curso
Graduados em Psicologia ou Medicina.
O curso tem a duração de três semestres e a carga horária total de 528 horas é assim distribuída:
a) 2 disciplinas básicas por semestre 30h cada.
b) 2 disciplinas complementares por semestre 30h cada.
c) 1 Seminário clínico por mês 2h.
d) 1 Conferência “A psicanálise e suas conexões “ por mês 2h.
e) 1 supervisão semanal 2h ao longo do curso (60 semanas).
Estágio pode ser realizado no formato online e presencial. Alunos que não tenham pacientes podem atender no Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio. Alunos atuantes podem relatar atendimentos clínicos na Supervisão.
As aulas ficarão gravadas para consulta posterior e disponibilizadas na plataforma Moodle da PUC por até 2 meses após o término do curso.
Vanisa Maria da Gama Moret Santos
John Luiz Baytack Beltrao de Castro
Joseane Garcia de Souza Moraes
Vanisa Maria da Gama Moret Santos
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Conferências sobre os saberes que se conectam com o saber da psicanálise: filosofia, literatura, artes e outros.
Bibliografia:
Esta disciplina será dada por vários docentes, que darão suas bibliografias. Porém a orientação da coordenação será dada pelo seguinte texto:
Freud, S. Obras Completas, Buenos Aires, Amorrortu Ed., 1994
“Pueden los legos ejercer el analisis?”, vol. 20, p. 165.
Cada aluno deve atender pelo menos um paciente adulto duas vezes por semana, durante os três semestres de duração do curso.
As supervisões serão dadas, em grupo, por três supervisores que se reunirão com seus alunos uma vez por semana, por duas horas. Cada aluno terá tido, no final do curso, 120 horas de supervisão.
Estudo sobre a teoria freudiana da Histeria e Neurose Observa. Uma abordagem histórica, teórica e clínica dos casos Dora e do Homem dos Ratos.
Estudo aprofundado e construção de casos clínicos a partir da apresentação de casos dos próprios alunos, de casos clássicos da psicanálise ou de casos de psicanalistas convidados.
Metapsicologia Freudiana, abrangendo os textos básicos da Interpretação dos Sonhos e os cinco textos de 1915.
Conferências sobre os saberes que se conectam com o saber da psicanálise: filosofia, literatura, artes e outros.
Bibliografia:
Esta disciplina será dada por vários docentes, que darão suas bibliografias. Porém a orientação da coordenação será dada pelo seguinte texto:
Freud, S. Obras Completas, Buenos Aires, Amorrortu Ed., 1994
“Pueden los legos ejercer el analisis?”, vol. 20, p. 165.
Cada aluno deve atender pelo menos um paciente adulto duas vezes por semana, durante os três semestres de duração do curso.
As supervisões serão dadas, em grupo, por três supervisores que se reunirão com seus alunos uma vez por semana, por duas horas. Cada aluno terá tido, no final do curso, 120 horas de supervisão.
Estudo psicanalítico da estrutura perversa e dos traços de perversão que se manifestam nas neuroses.
Estudo aprofundado e construção de casos clínicos a partir da apresentação de casos dos próprios alunos, de casos clássicos da psicanálise ou de casos de psicanalistas convidados.
A partir do texto "Além do Princípio do Prazer" (1920), um estudo de segunda tópica freudiana abrangendo ainda textos como "O Ego e o Id", "O problema econômico do masoquismo".
Principais conceitos da grande psicanalista inspiradora da Escola Inglesa.
Bibliografia:
KLEIN, M. "A importância da formação de símbolos no desenvolvimento do ego. Obras Completas de Melanie Klein: Volume I Amor culpa e reparação e outros trabalhos (1930)". Rio de Janeiro: Imago, 1996
KLEIN, M. A psicanálise de crianças. Obras Completas de Melanie Klein: Volume II A psicanálise de crianças (1932)". Rio de Janeiro: Imago, 1997
Freud, S. Obras Completas, Buenos Aires, Amorrortu Ed., 1994
“La negacion”, vol. 19, (1925), p.249
Conferências sobre os saberes que se conectam com o saber da psicanálise: filosofia, literatura, artes e outros.
Bibliografia:
Esta disciplina será dada por vários docentes, que darão suas bibliografias. Porém a orientação da coordenação será dada pelo seguinte texto:
Freud, S. Obras Completas, Buenos Aires, Amorrortu Ed., 1994
“Pueden los legos ejercer el analisis?”, vol. 20, p. 165.
As contribuições dos principais seguidores de Anna Freud e o surgimento da psicanálise do self.
Tema e professor convidado em aberto.
Cada aluno deve atender pelo menos um paciente adulto duas vezes por semana, durante os três semestres de duração do curso.
As supervisões serão dadas, em grupo, por três supervisores que se reunirão com seus alunos uma vez por semana, por duas horas. Cada aluno terá tido, no final do curso, 120 horas de supervisão.
A teoria psicanalítica do "rochedo da castração" até o atravessamento da fantasia.
Da teoria à clínica, são discutidas as bases conceituais da psicanálise.
Análise crítica do movimento Psicanalítico, suas crises, cisões, desvios e rumos na atualidade.
Principais conceitos freudianos sobre
o inconsciente enquanto uma linguagem
Bibliografia:
Freud, S. Obras Completas,
Buenos Aires, Amorrortu Ed., 1994
Afasias: Sobre a
concepção das afasias. Sigmund Freud (1891), Luiz Alfredo Garcia-Roza, Rio de
Janeiro: Zahar, 2014.
“La interpratacion de los sueños”,
(1900), p. 345 Vols. IV e V.
“Psicopatología de la vida cotidiana”.
Vol. VI
“El chiste y su relación con lo
inconsciente”. Vol. VIII
“Sobre el sentido antitético de las
palavras primitivas”. Vol. XI
“Forulaciones sobre los dos princípios
del acaecer psíquico”. Vol. XII
“Lo inconsciente”. Vol XIV.
“Função e campo da fala e da linguagem”. In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1998, p. 238-324.
“A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud” (LACAN). In Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1998, p.496-533.
Principais conceitos desenvolvidos pelo psicanalista francês em seu "retorno a Freud".
Trabalho de conclusão de curso.
A angústia e suas manifestações clínicas.
A contribuição de Jacques Lacan sobre
o tema da constituição do eu a partir de sua releitura do texto “Sobre o
Narcisismo: uma introdução” (Freud, 1914).
Bibliografia:
Freud, S. Obras Completas, Buenos
Aires, Amorrortu Ed., 1994
“Introducion del narcisismo”, vol. 14, (1914), p. 65
O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise (LACAN,1954-1955/1981).
Mergulho conceitual no "continente negro" da feminilidade apontado por Freud.
Estudo sobre os fundamentos da Técnica Psicanalítica
Principais autores e conceitos da clínica psicossomática com a infância.
Adolescência ou puberdade? É possível extrair uma clínica psicanalítica específica deste período da vida?
Os principais textos de Freud sobre a Cultura.
As interfaces das duas "profissionais impossíveis", segundo Freud.
Estudo Psicanalítico da estrutura psicótica nas suas manifestações clínicas - paranóia, esquisofrenia e melancolia.
A clínica psicanalítica dos fenômenos psicossomáticos.
O real, o simbólico e o imaginário na teoria e na clínica psicanalítica.
Estudo aprofundado e construção de casos clínicos a partir da apresentação de casos dos próprios alunos, de casos clássicos da psicanálise ou de casos de psicanalistas convidados.
A estratégia e a tática da clínica psicanalítica
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