O refúgio e as migrações internacionais ocupam hoje um lugar central nos discursos políticos globais, com vasto reflexo na mídia, consolidando-se como um dos temas mais importantes da política internacional. Contudo, as representações contemporâneas do refugiado frequentemente o associam a uma ameaça existencial ou a uma figura de proteção abstrata e despolitizada, desconsiderando tanto os contextos históricos da criação dessa categoria quanto a multiplicidade de vidas humanas por trás dela.
Desafiando essa representação hegemônica, este curso aborda o tema por meio de obras literárias, apostando que suas narrativas podem complexificar, contextualizar e nos ajudar a questionar em que medida o refúgio é uma crise. Através de debates sobre visibilidade/invisibilidade, fronteiras e agência, provocados pelas histórias, discutiremos a importância dessa categoria – ainda necessária para a proteção de migrantes – e a urgência de compreendê-los para além da vitimização, promovendo uma politização constitutivamente ausente da figura do refugiado.
Este curso propõe uma reflexão sobre o lugar do refugiado na política internacional a partir de obras literárias contemporâneas, cujo enredo e linguagem nos ajudam a problematizar a centralidade dessa “figura” nos debates governamentais, midiáticos e da sociedade civil.
Os três primeiros encontros explorarão narrativas que revelam os limites da categoria do refúgio e seu embate com a diversidade de experiências daqueles que se deslocam. A segunda metade do curso, por sua vez, investigará as fronteiras entre o refúgio, outros tipos de migração e formas de precariedade, sob uma perspectiva histórica.
Não é necessário ter lido as obras literárias antes do curso, mas a ideia é disponibilizar trechos dos livros para que os alunos possam acompanhar melhor as discussões.
Alunos de graduação e pós-graduação de Relações Internacionais, Letras e todos os interessados em literatura e no tema das migrações contemporâneas.
O curso terá aulas expositivas, a partir das obras literárias, e estimulará a interação com os alunos e sua participação ativa com comentários, dúvidas, questionamentos.
As aulas serão realizadas ao vivo pela plataforma Zoom. As gravações estarão disponíveis para consulta no Ambiente de Aprendizagem Online por até dois meses após o encerramento do curso.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher o requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!